22 de abr. de 2024

Projeto: The Moon List (Literário).

 


Hoje é dia de lua cheia e lembrei do projeto The Moon List uma listinha de perguntas sobre o que aconteceu na sua vida desde a última lua cheia... Mas, com uma tematica literaria ficou assim:

Faz uns três anos que eu conheço o conceito de Moon List, uma listinha de perguntas sobre o que aconteceu na sua vida desde a última lua cheia. Essa proposta foi criada pelo fotógrafo Sam Abell como uma brincadeira que ele faz com a esposa no fim de cada mês (curiosidade: a lua cheia ocorre a cada 29,5 dias) e que a Leigh Patterson transformou em algo maior, um projeto em que todo mês ela convida três mulheres para responder algumas perguntas e reconstruir seus passados recentes.

PROJETO: THE MOON LIST (LITERÁRIO):
 Uma lista de perguntas sobre as minhas leituras desde a última lua cheia.


LEITURA NA NATUREZA:
Uma experiência literária com o mundo natural.

Depois de passar por uma pandemia... Qualquer experiência no mundo natural é um grande evento. Por exemplo, fazer um piquenique na praça e aproveitar para colocar a leitura em dia.



LIVRO ANTIGO & LIVRO NOVO
Esta é a única categoria com duas entradas: livro novo e livro antigo.


Vou ficar devendo porque tenho que organizar as fotografias literárias.


NOVO OBJETO LITERARIO:
 Um novo objeto é aquele que entrou em nossa vida este mês de forma significativa.


No começo do ano, eu escrevi um pouco sobre a minha nova aquisição. Um Kindle 10º geração. No meu aniversário desse ano, minha mãe resolveu me presentear com $$$ para comprar o Kindle. Eu sou team papel e lombada. Eu gosto do cheiro de livro novo, gosto do amarelado de livro velho... Porém, a minha primeira experiência com a leitura pelo Kindle foi muito similar ao do livro, ele é ótimo que não dá aquela dorzinha de cabeça por estar forçando a visão.

LEITURA SURPREENDENTE:
Uma experiência Literária fora do azul que tem fortes surpresas, até choque, qualidades.



No inicio do ano,  uma leitura bastante surpreendente foi o livro Sal e Açúcar, da autora Rebecca Carvalho lançado pela editora Galera Record.

A narrativa do livro Sal e Açúcar, é escrito em primeira pessoa por Lari Ramires. A padaria da sua família, Sal, vive em pé de guerra há gerações com a família Molina, padaria Açúcar. Seja espalhando boatos, tretando em competições culinárias ou trocando ofensas aos gritos pelas ruas de Olinda, para ambas as famílias, a vingança é um prato que se come quente, seja ele doce ou salgado.

ENCONTRO LITERARIO:
Normalmente, este é um encontro que a leitura te proporcionou.



Duca Leindecker, além de uma baita músico ele também é escritor. Quando eu falei que eu tinha um projeto literário (Blog/Instagram) chamado Expresso Literário ele foi muito querido e atencioso e acabou me presenteando com o seu livro mais recente “O menino que pintava sonhos” para resenhar aqui no Expresso Literário.

LEITURA NA MADRUGADA
A leitura mais memorável que passei a noite inteira lendo.


O livro A Guerra Que Salvou a Minha Vida da Kimberly Brubaker Bradley é um dos meus livros favoritos da vida! É a leitura mais memorável que passei a noite inteira lendo... A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde os irmãos Ada e James vivem com a mãe em Londres.

Nós conhecemos a protagonista da trama logo no início, quando somos apresentados a uma menina de dez anos que sofre agressões físicas e psicológicas de sua mãe porque ela tem ”pé torto”. Enquanto seu irmão James – ao qual ela é muito apegada e serve de motivação para que ela siga em frente – pode sair e descobrir o mundo brincando com as outras crianças, ela precisa ficar isolada em seu apartamento, pois sua mãe a considerada uma vergonha e acredita que ela não é merecedora de ser feliz pela deficiência que tem.

FILME / TV / LIVRO:
Um trio de categorias que revelam como vivemos. Nenhum livro este mês? Principalmente TV? Sem filmes? Muitos filmes? Dois ótimos livros?

 FILME: Eu assisti o novo filme da Cruella e ainda irei escrever sobre a opinião de quem não sabe nada do mundo cinematografico...Mais, adora dar palpites sobre esse filme.

TV: Estou assistindo algumas séries americanas infanto juvenil enqunto zapeio pelos canais de TV.

LIVRO: A leitura do livro Passarinha da autora Kathryn Erskine ainda é um dos melhores livros que li nesses anos de blog.

Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.


ATO CRIATIVO:

Escrever conteúdo literário para o Expresso Literário (tanto para o Bookstagram quanto para o Blog Literário) é o meu Ato Criativo.

Eu já escrevia resenhas dos livros na medida que eu ia lendo... E organizava no [...] Resenhas aqui no meu blog pessoal. Quando eu criei um IG Literário eu precisei organizar as minhas resenhas e fotografias "Porém, escrever resenhas literárias com caractéres contados pela legenda da rede social uma tarefa difícil... " Então, eu criei um Blog literário com extensão ao perfil no Instagram com uma temática voltada para o universo da Literatura.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall