4 de set. de 2021

Resenha: Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why).


Já ouviu fala sobre o efeito borboleta não é? Se uma borboleta bate as asas na hora e no lugar certo... Pode causar um furacão e milhares de quarteirões.(...)


A leitura do livro Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why) tem uma narração bastante fluida. É narrado em primeira pessoa, por Clay Jensen (co-narrador): Ouvindo as fitas de Hannah Baker... Hannah Baker cometeu suicídio e deixou 7 fitas cassete endereçadas à 13 pessoas, cada lado das fitas revelando qual a parte delas ao fazê-la tomar essa decisão.

Eu assisti  a série 13 Reasons Why antes de ler o livro e ambos mexeram muito comigo... É um daqueles livros que te faz olhar as pessoas a sua volta de forma diferente, te faz repensar seus atos, te faz querer ajudar alguém. Em conseqüência da narrativa de Clay ouvindo as fitas de Hannah Baker falando sobre os 13 porquês... Não temos o outro lado da história dos outros personagens. A vida de Hannah virou uma bagunça quando ela teve seu primeiro beijo e vários boatos infundados surgiram a partir daí. Como a própria Hannah diz:

 (...) É a teoria do caos. Mais a teoria do caos não fala extremamente sobre o caos. Fala como uma pequena mudança em grande sistema pode afetar tudo."



Título: Os 13 Porquês ( Thirteen Reasons Why)
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Ano: 2007
Avaliação: ☕☕☕..


No quesito literário, é uma narrativa intrigante e instigante, eu li esse livro muito rápido. Porque eu gostaria de saber os 13 motivos de terem feito a vida de Hannah descer ladeira abaixo, o que realmente a fez se matar. É um livro que eu usária no estágio de Psicologia Escolar para trabalhar com adolescentes. Pois, "quando começamos a conversar fica mais fácil..."Os assuntos abordados, não podem ser considerados tabus por serem considerados difíceis e sim o meio para abrir um diálogo entre os jovens no ambiente escolar. Ensinar aos adolescentes a ter consciência dos seus atos e também prestarem atenção nos Sinais de quem esta pensando em suicídio: naquele colega de escola/faculdade/trabalho/vida que era super pra cima e de repente teve uma mudança brusca de comportamento.

"Talvez eu nunca saiba por que você fez o que fez, mas posso fazê-lo entender como fez eu me sentir."


Os treze motivos são:
Justin Foley, Alex Standall, Jessica Davis, Tyler Down, Courtney Crimsen, Marcus Cooley, Zach Dempsey, Ryan Shaver, Justin Foley, Jenny Kurtz, Clay Jensen (co-narrador): Com quem Hannah estava conectada e se apaixonou. Uma vez haviam beijado-se em uma festa, e Hannah anseia por mais. No entanto, neste momento de sua vida, ela estava tendo dificuldades para se conectar com qualquer pessoa em um nível mais emocional. Clay não era para estar na lista, mas ela mandou as fitas porque lamentou nunca ter tido a oportunidade de conhecê-lo melhor. Além disso, ela sente que lhe deve uma explicação por seu comportamento. Clay acaba por se sentir culpado por não ter tentado entender Hannah, de quem ele gostava. O Bryce Walker: Diferente da série, Hannah não foi estuprada em uma banheira... Ela realmente transou com Bryce, o que acabou deixando-a totalmente desestabilizada foi o que Bryce Walker falou sobre a sua reputação desde então.

No começo dessa fita ela já inicia a dar pistas de como foi seu suicídio. A ultima fita é para o Sr. Porter: O conselheiro da escola a quem Hannah deu a entender sobre seus planos para cometer suicídio. O Sr. Porter lhe permitiu deixar o seu escritório chateada, depois da conversa (que Hannah gravou). Enquanto ela queria que ele a convencesse a não se matar, ele sugeriu simplesmente que ela seguisse com sua vida. Além disso, não conseguiu manter uma discussão de seguimento adequada. Seus conselhos pobres e orientação ruim foram a gota d'água para Hannah.

(*) No final da última fita há um som sombrio, parecido com um zumbido, que provavelmente indica seu suicídio.


Eu li o livro 
Os 13 Porquês ( Thirteen Reasons Why) no e-book. É um livro do gênero romance e infanto juvenil que fala sobre assuntos sérios. Hanna Backer e os outros 13 porquês... Abriram um "link" para começar um diálogo sobre os assuntos que até então são considerados complicados em um ambiente escolar como: depressão, bullying, uso de álcool e outras drogas, abuso sexual e suicido...

Asher nasceu em Arcadia, Califórnia, em 30 de setembro de 1975. Frequentou a California Polytechnic State University, em San Luis Obispo, tendo desistido no seu primeiro ano, para prosseguir a sua carreira como escritor. Casou-se com Joan Marie em 7 de setembro de 2002. Trabalhou em diversos locais, inclusive como vendedor numa loja de sapatos, em bibliotecas e livrarias. Muitas das experiências de trabalho de Asher influenciaram alguns aspectos da sua escrita. O livro Os 13 Porquês ( Thirteen Reasons Why) é o romance de estréia de JAY ASHER , número 1 do New York Times e best-seller internacional, vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e agora é uma série de 4 temporadas  na Netflix.

Eu assisti  a série 13 Reasons Why antes de ler o livro e ambos mexeram muito comigo... Não existem vilões ou mocinhos na série/livro Thirteen Reasons Why. É impossível não se sensibilizar com a Hanna Backer e os outros 13 porquês... São crianças/adolescentes tentando sobreviver um ambiente escolar tóxico e hostil que a todo o momento querem botar rótulos do "padrão de adolescente" que você deve ser para se enquadrar na sociedade (escola).


Tem que melhorar, a maneira que tratamos uns aos outros e olhamos uns pelos outros, de alguma forma temos que melhorar. 


Ps:  No começo do ano , eu li o livro Os 13 Porquês (Thirteen Reasons Why) do autor Jay Asher. Na época do Setembro Amarelo surgem várias LCs temáticas sobre Saúde Mental. Porém, antes de qualquer leitura que contenham GATILHOS observem como está a sua saude mental para prosseguir com a leitura.






Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

2 comentários

  1. Já ouvi falar muito do livro, mas, ainda não tive coragem de ler... Interessante saber que você escolheria para trabalhar com adolescentes. Trabalho com adolescentes (ou trabalhava, isso foi antes da pandemia) em uma comunidade e veio repensando a maneira de deixar o trabalha mais dinâmico... Tenho separado alguns livros e vou anotar a sua sugestão para ler....
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Quando a primeira temporada da série saiu eu estava num estado mental muito frágil e perigoso e, por isso, decidi que não deveria assistir. O tempo passou, as coisas melhoraram, mas ainda tenho pé atrás, acho melhor nem mexer nisso, mesmo, hahaha!

    Porém acho MUITO necessário que romances e adaptações assim existam na mídia. Não sei se são responsáveis ao abordar porque não li/vi, né, mas o abordar é muito importante para as pessoas saberem que acontece, com elas e com as outras!

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall