27 de fev. de 2021

5 motivos para ler: Tipo uma História de Amor (Like a Love Story)

 


Oi, cafézinhosss! Tudo bem com vocês? No inicio do ano, eu soube da existência da Leitura Coletiva do livro Like a Love Story (Tipo uma História de Amor) organizado pelo Marcos Paulo do IG @markandopaginas do autor Abdi Nazemian.  Ter a oportunidade de ler essa história, é uma verdadeira declaração de amor que faz você querer falar sobre esse livro. Por isso, decidi escrever em um texto 5 motivos para você ler Like a Love Story (Tipo uma História de Amor).


Esse livro contém gatilhos! Pois fala sobre: AIDS em uma época em que a doença era considerada uma sentença de morte. Mostra o bullying e a homofobia na sociedade escolar.


Narrativa:

A leitura do livro Tipo uma história de amor tem uma narração boa e bastante fluida. A narrativa, é dividida pelos personagens: Reza, que sabe há muito tempo que é gay; Judy, uma aspirante a estilista que adora criar e usar roupas coloridas e Art é o único garoto assumidamente gay da escola

Escrita:

A leveza do YA (Young Adult) é muito presente durante a narrativa, já que todos os protagonistas são adolescentes. Os assuntos delicados sobre a epidemia da AIDS nos anos 90 foi tratada de uma maneira mais leve conseguindo deixar o leitor preso a história do inicio ao fim

Personagens tridimensionais:

Os três protagonistas foram incríveis de conhecer! Os estágios de Psicologia Escolar deixaram uma idéia enrijecia sobre adolescentes  serem todos iguais. Mas, a narrativa nos mostra como cada personalidade desses adolescentes são distintas. Embora, unidas pelo mesmo propósito.

Cultura pop:

a Madonna é a deusa desse livro. há várias referências à ela e muitos outros artistas que foram importantes para o movimento queer nos anos 80/90. Você sentirá vontade de ouvir a set list da Madonna depois de ler esse livro.

Esperança:

O Brasil tomou conhecimento sobre os primeiros casos da doença nos anos 90 em um grupo Lgbt por isso ficou conhecido como o "câncer gay". A liberdade desse grupo foi extremamente ameaçada de diferentes formas. O que une esses personagens é a esperança por dias melhores, esperança de que poderão ser livres para amar sem medo e esperança de que, um dia, a história deles será contada.


E aí, gostaram do post? já leram esse livro ou têm vontade? 
me contem aqui nos comentários!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall