25 de dez. de 2020

Leituras de 2020... Parte 01





Eu comecei o ano de 2020 terminado de ler o livro Quem é você Alasca? do Johnn Grenn e escrevendo a resenha literária do meu Blog. Eu finalmente consegui entender a minha relação com o autor.

Acredito que a minha demora em ler Tartarugas Até Lá Embaixo do Johnn Grenn foram o tempo suficiente para curtir a leitura sem tanta pressão! O autor John Green consegue de forma sutil indicar na sua escrita que a Aza está entrando em crise, e vai aumentando a pressão e a tensão na forma como escreve e descreve o crescendo da crise. Colocando o leitor entre uma linha tênue entre ficção e a realidade nos colocando naquele cantinho frio e escuro da mente da personagem Aza.

Eu soube da existência do livro O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman em uma das primeiras turnês da Intrínseca em 2013 e logo comprei. Mas, acabei não lendo na época... Esse ano, eu li o primeiro livro do Neil Gaiman [Considerando que o livro "Faça Uma Boa Arte" é apenas um bom discurso com capa.]. Essa leitura não foi nem de longe uma das minhas leituras favoritas: Talvez, o gênero fantasia não funcione comigo, Talvez, a leitura não funcionou para esse momento... Por isso, a minha grande dificuldade de mergulhar na história. Porém, um ponto interessante nessa leitura é a linha tênue que o escritor atravessa entre a fantasia e a realidade do Personagem com 7 anos de idade que condiz com a loucura para um louco que a sua realidade independente de ser fantasia/loucura é real para o sujeito. Na mesma sintuação, eu li Bling Ring - A Gangue de Hollywood A literatura baseia-se em um caso Jornalístico dividida em três partes: O Monstro da Fama; A Dança dos Famosos e Quase Famosos. E os malefícios em criar um jovem adolescente em uma sociedade com um consumismo exacerbado e o que a mídia põe em suas programações sobre a cultura dos reality shows que é a corrida pela fama a todo custo... Esperava realmente uma história baseando em fatos jornalísticos e foi uma leitura bastante decepcionante.

Então, começou a Quarentena... Precisei fazer umas compras no supermercado e na hora que passei as comprar observei que na prateleira de doces tinha revistas e livros... Encontrei o livro O Diário de Myriam por apenas R$ 19,90! Essa foi oficialmente a minha primeira leitura da quarentena. Fiz uma tentativa de ler novamente O Subistituto do autor David e Abandonei novamente e tirei esse livro do meu campo de visão... A re-leitura de crônicas do livro Manual prático dos bons modos em livrarias foi muito nostálgica. Saudades, de uma livraria né minha filha?

Esse ano, eu conheci o termo Leitura Coletiva. Promovidas pelos IGs do Instagram ou Grupos de Leitura que são pessoas que se juntam para promover LC. Desde o início da pandemia, não perco a oportunidade de participar de leituras coletivas. Embora já existissem bem antes disso, elas se tornaram uma febre ainda maior entre leitores durante a quarentena.

A primeira leitura que tirou completamente da minha "Zona de Conforto" foi Medicina Macabra que foi uma das leituras mais surpreendentes desse ano. do Thomas Morris do novo selo da DarkSide® Books o Macabra Filmes, promovendo filmes e seus criadores, apresentando com curadoria e critério os novos nomes do cinema de terror nacional e internacional.

Continue...

4 comentários

  1. Gostei demais de parte das suas leituras de 2020, desses eu li e gostei muito de Tartarugas até lá embaixo e O diário de Myriam. Curioso para saber as demais leituras que realizou.

    ResponderExcluir
  2. Que retrospectiva literária bacana! Foi um ano muito intenso, não é verdade?? Nossa, me pego a pensar o quanto nos deparamos com adversidades, mas nos virando, as burlando e vencendo. Quero a continuidade, viu??
    Feliz 2021!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo ler retrospectivas de leitura, são tantas histórias maravilhosas que existem no mundo e que nunca iremos conseguir ler todas antes de morrer. O único livro que li da sua lista foi Tartarugas até lá embaixo do John Green, infelizmente, a minha experiência com essa história foi decepcionante! Acho que eu estava esperando algo mais empolgante e um final impressionante, a hype foi tão grande pode ter influênciado na minha experiência..rs. Desejo um ótimo final de ano e que 2021 lhe traga mais leituras incríveis, muita saúde, alegria e properidade para você e sua família.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Adoro posts de retrospectiva de leituras do ano e também gosto de fazer a minha própria. Fiz boas leituras esse ano, um pouco menos que ano passado, mas no geral fiquei na média. Li alguns livros ótimos e outros bons, mas esquecíveis e apenas dois do quais não gostei muito. Dos que você indicou nesse post, o único que eu passo é o do John Green, nunca consegui me interessar por nenhuma história dele. Eu amo livros de fantasia e Neil Gaiman está no meu radar tem um tempão, mas ainda não li nada dele. O Diário de Myrian já está na minha lista de leituras futuras e Medicina Macabra me chamou a atenção, parece uma excelente leitura.

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall