14 de nov. de 2020

Resenha: Medicina Macabra - Thomas Morris

 


"Ainda que a medicina tenha evoluído de forma impressionante nos últimos séculos, certas coisas nunca mudam. Aparentemente, nem o progresso é capaz de fazer a humanidade deixar para trás seus traços de maldade, desgraça e completa idiotice.”

 

Nesse final do mês de agosto, nós terminamos de ler Medicina Macabra do Thomas Morris do novo selo da DarkSide® Books o Macabra Filmes, promovendo filmes e seus criadores, apresentando com curadoria e critério os novos nomes do cinema de terror nacional e internacional. Nós terminamos  de ler o livro Medicina Macabra. Sim! Nós lemos através de uma Leitura Coletiva que foi orgazinado e teve apoio da DarkSide books e o Macabra TV.
 

Título:  Medicina Macabra
Autor: Thomas Morris
Editora: Macabra 
Páginas: 432
Avaliação: ☕☕☕☕☕





O livro Medicina Macabra é do gênero não ficção, divididos em capitulos: Vergonha Alheia; Insólita Medicina; Remédios Irremediáveis; Cirurgias Macabras; Curas Extraordinárias; Histórias Macabras; Curas Extraordinárias; Histórias Macabras; Perigos Escondidos. Com os relatos mais arrepiantes, constrangedores e engraçados da história da Medicina. Com uma narração bastante acessível para qualquer pessoa mesmo aquelas pessoas que não estejam aptas a teorias e técnicas da Medicina.


Fomos apresentados ao mundo do,Thomas Morris é escritor e historiador da medicina. Durante dezessete anos foi produtor de rádio da bbc e, depois dessa experiência, passou a escrever artigos para veículos como The Lancet, The Times e The Cricketer. Enquanto pesquisava para escrever seu primeiro livro, The Matter of the Heart, Morris se debruçou sob inúmeros registros estranhos e perturbadores de casos médicos, o que acabou virando uma pesquisa completa para Medicina Macabra, um livro que faz todos os leitores serem gratos pela medicina moderna. 


Eu sou formada em Pxicologia né? No inicio das nossas Leituras Coletivas foi impossivel não lebrar do DSM-IV ou até mesmo do CID-10 ou até dos relatos que ouvimos durante as aulas dos nossos diferentes cursos superiores. E sempre rolava um "Momento Divã" que cada um relatava o que aconteceu consigo mesmo durante a conversa sobre os relatos que liamos durante os dias.

A Medicina mudou dramaticamente, passou por uma transformação que fez de sua arte uma ciência. Enquanto pesquisava para escrever seu primeiro livro, o escritor Thomas Morris fez uma descoberta um tanto quanto… curiosa: entre dissertações cheias de linguagem técnica e textos desafiadoramente longos, pérolas divertidas e grotescas sobre casos bizarros estavam escondidas. Muitos destes relatos eram bons demais para serem esquecidos na literatura médica, e ele decidiu fazer uma seleção irresistivelmente peculiar.


Da Holanda do século XVII até a Rússia czarista, da zona rural do Canadá até um baleeiro no Pacífico, Medicina Macabra é uma reunião de casos insólitos da história da Medicina que ocorreram em um período de trezentos anos. Alguns desses relatos são angustiantes ou comoventes, outros são macabros, mas todos oferecem algo mais além do que uma boa anedota. Por mais constrangedoras que sejam as enfermidades, por mais estranhos que sejam os tratamentos, todos esses casos expressam algo sobre as crenças e a sabedoria de uma época.


Medicina Macabra traz relatórios de casos verídicos, escritos por médicos que relataram aquilo que viram e fizeram, obtidos a partir de livros, panfletos, cartas e bilhetes.

Eu terminei de ler esse verdadeiro Manual de relatos insólitos da Medicina com a certeza que, eu nunca li algo tão extraordinário e comovente ao mesmo tempo. É  impossivel não se re-conhecer nos relatos mais insanos já relatados "Eu quase engoli um potinho cheio de alfinetes." kkkkkkk e o ser humano é realmente uma "caixinha de surpresa" nas suas idéias e principalmente na capacidade de fazer uma grande M* em nome da medicina experimental.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Expresso Literário
Maira Gall