27 de nov. de 2020

Nunca vou ler todos os livros que quero


Esse post é mais uma reflexão retórica do que qualquer outra coisa. Ao comentar em um Instagram Literário sobre como "Criar os Primeiros Hábitos de Leitura" eu comecei a refletir sobre os meus primeiros hábitos literários... Eu não estou me referindo nas leituras obrigatórias que éramos obrigados a ler no ensino escolar (fundamental/médio) e nem dos livros técnicos que eu li na graduação em Psicologia. 

Em 2010, resolvi organizar os livros que eu tinha em casa em uma pseudo prateleira que ficava em cima da minha cama. Nessa mesma época, começou aguçar mais o meu hábito de leitura noturna.
Na medida que eu ia lendo os poucos livros que eu tinha na estante (a maioria desses livros foram herdados dos meus pais) eu comecei a perceber os meus gêneros literários preferidos. Então, eu comecei a comprar alguns livros...Naquela época, com a rotina apertada de uma estudante de graduação em Psicologia eu conseguia ler 01 livro por mês e como o salário de estagiária era uma merreca eu comprava poucos livros também.

Eu não lembro qual eram os pré-requisitos para a compra... Porém, eu acredito que os meus hábitos literários não tenham mudado tanto assim:

Os pré-requisitos para a compra de um livro novo é: a) Ter terminado de lêr o livro anterior; b) Dar uma garimpada nos sites das editoras atrás dos últimos lançamentos e inclui aqui pesquisar na Amazon por preços menores...; c)Fazer uma lista de possíveis livros que eu gostaria de ler.



No primeiro semestre de 2013, eu fiz uma cirurgia de joanete (hálux valgo) que trata o desvio do dedão do pé que provoca dor. Na época, eu precisei fazer repouso de ficar praticamente 06 meses sem colocar os pés no chão... Tirei um semestre sabático na faculdade então, eu pude me dedicar as minhas leituras preferidas. 

Nessa época, eu ouvi pela primeira vez o termo "consumismo literário" nos primeiros vídeos literários que rondavam no Youtube. Na época, eu assistia os Youtubers fazendo o famoso Bookshelf Tour pela sua estante de livros Confesso que eu julgo bastante os "Criadores de Conteúdo" que fazem esse tipo de conteúdo. "(...) Comprei/recebi 20 livros no mês passado e ainda não li..."(...). Isso ainda me dá uma verdadeira angustia existencial: Eu jamais conseguiria chegar a 10 livros não lidos, não me imagino devorada por eles sem nunca conseguir dar conta. 

Ano passado, eu li bem menos do que eu gostaria... E comprei poucos livros também. 

No inicio desse ano, eu comecei a re-ler o livro Feliz Ano Velho do Marcelo Rubens Paiva com uma edição diferente no qual eu li o livro pela primeira vez... No projeto Biblioteca Unibanco em que eu ajudei a implementar na empresa que eu trabalhei na época. Ainda escreverei sobre isso.
A primeira organização da minha estante de livros...

Ai veio a pandemia do Covid 19... Esse ano, está sendo um ano completamente atípico principalmente para as minhas leituras e para os meus hábitos literários (leituras coletivas online, instagram literário, fazer um conteúdo literário...). As voltinhas no centro da cidade era só por motivos necessários incluindo as livrarias para comprar alguns livros. Comprei outros livros na internet com a previsão de chegada para o mês de novembro e a assinatura anual da TAG que é um Clube de Assinatura de Livros... Lembrando que, esse é um ano atípico! 

Fiz uma listinha mental, e percebi que comprei poucos livros esse ano. Faltam dois meses... para o ano acabar! Considerando que 2020 está sendo um ano atípico... Eu consegui diminuir 1/3 da lista dos livros "não lidos" da minha estante. Percebi que nunca vou ler todos os livros que quero pois, sempre vai surgir livros que eu vou quero ler (graças a deus!) mas, se eu conseguir ler todos os livros da minha estante eu já estou feliz.

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também
FanPage | InstagramBloglovin

Um comentário

  1. Nem me fala, porque a lista de desejados so aumenta, e eu fico louco so de pensar que não terei tempo pra ler tudo hahahahaha, Amei as fotos ficaram lindas demais! Aproveitei também para me inscrever aqui ♥

    ResponderExcluir

© Expresso Literário
Maira Gall